CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2016

PRÊMIO GLOBAL RECONHECE, NA ONU, AS MELHORES EMREPSAS PARA TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

Prêmio Global reconhece, na ONU, as Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

No dia 02 de Dezembro, a Organização das Nações Unidas, em Nova York, foi cenário da entrega do Prêmio “Reconhecimento Global Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”. Realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visou dar reconhecimento público internacional às boas práticas das empresas na inclusão e inserção dos profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

O prêmio foi em comemoração ao 10º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, importante instrumento jurídico, com status, no Brasil, de emenda constitucional, que garante e amplia direitos ao segmento das pessoas com deficiência. Os finalistas receberão a premiação das mãos da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella. 

O objetivo do reconhecimento público é estimular as empresas a aumentar, em seu quadro de profissionais, os trabalhadores com deficiência, por meio de estratégias de criação e manutenção participativa, produtiva e igualitária em seu ambiente de trabalho, com contribuições substantivas no contexto de uma economia forte e sustentável, pautada em valores humanos.

Também na mesma data e local, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, recebeu o prêmio da United Nations Department for Economic and Social Affairs (UNDESA) e da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict), iniciativa ligada às Nações Unidas e especializada em estudos, pesquisas e elaboração de protocolos sobre acessibilidade em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). 




Dra. Linamara na sede da ONU, em Nova York, EUA.



O prêmio visa reconhecer a liderança e dedicação da Secretária pela promoção dos direitos das pessoas com deficiência frente à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e do Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI) do Governo do Estado de São Paulo no Brasil.

Ao longo dos últimos oito anos, desde que foi criada, a Secretaria, sob gestão da Dra. Linamara, realiza ações voltadas ao incentivo e desenvolvimento de tecnologias assistivas para a autonomia e independência das pessoas com deficiência, como o VIII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, o TOM São Paulo, desenvolvimento e exposição de soluções tecnológicas para o dia a dia das pessoas com deficiência, ambos realizados em novembro deste ano, na capital paulista. Além desses, a Secretária criou o Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI), localizado nas Fontes do Ipiranga, capital paulista, programa de inovação e desenvolvimento pessoal e profissional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência.   



O Centro também oferece cursos de atualização para profissionais que trabalham com órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeiras de rodas, além de formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.


Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados à questão da deficiência e de recursos humanos.
O PRÊMIO
O prêmio de 2016 acontece em meio a uma sessão plenária em homenagem ao décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “10th anniversary of the CRPD: A United Nations Celebration”. Em dezembro de 2006, foi aprovado o texto final do tratado internacional.


Nos 10 anos desde sua adoção, a Convenção foi uma das mais rapidamente ratificadas de todos os tratados de direitos humanos internacionais. Até o momento, mais de 160 países assinaram o documento, incluindo o Brasil que a adotou como emenda constitucional, em 2008, também com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

A sessão incluiu dois painéis principais com análise dos dez anos de progresso na implementação da Convenção para alcançar o desenvolvimento inclusivo, acessível e sustentável, na sociedade. Durante a sessão, Dra. Linamara ministrou a palestra "Promovendo os Direitos das Pessoas com Deficiência na Era Digital: Superando Barreiras".

SEGUNDA VEZ
Não é a primeira vez que a Dra. Linamara recebe premiação na sede da ONU. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi selecionada para receber o prêmio internacional “Cidadão Responsável” do International Council For Caring  Communities (ICCC), entregue em 2012, na sede das Nações Unidas, em New York (EUA), durante o evento “Futuros Urbanos”.



Além de receber o Prêmio, na ocasião, a Dra. Linamara foi convidada, como especialista renomada, para fazer uma apresentação durante a Sessão de Trabalho “Futuros Urbanos: Novas Consciências... O Norte encontra o Sul”, durante a 50ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, na sede das Nações Unidas.



Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/premio-global-reconhecena-onuas-melhores-empresas-para-trabalhadores-com-deficiencia