CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vibrato: caixa de som para surdos

Fórum PCs
08/11/2010

Invenção permite a deficientes auditivos "ouvirem" música por meio de vibrações

da Redação
Uma nova invenção permitirá que pessoas com deficiência auditiva possam sentir som e música com os dedos. Trata-se do Vibrato, um aparelho que se conecta a um alto falante comum e simula o som audível em superfícies vibrantes ultra-sensíveis.
O Vibrato se baseia no princípio simples da sinestesia, simulando no tato dos dedos as ondas sonoras que a audição humana capta no ar. Ao emitir vibrações de intensidade, velocidade e tipos diferentes, o invento abrange as três qualidades do som: frequência, volume e timbre. Os pads tremem de acordo com o de som que está sendo emitido nas caixas. Frequências mais graves são traduzidos por vibrações mais espaçadas, enquanto os agudos farão as superfícies do Vibrato tremerem rapidamente.
O invento já está sendo adotado em projetos de escolas dos EUA. Crianças com deficiências auditivas poderão agora participar de oficinas de música, além de poderem utilizar alguns dos mesmos programas sonoros de aprendizado que as outras. Além disso, oficinas musicais para surdo já estão nos planos.
A invenção apenas comprova o que Beethoven já havia alertado: a surdez não limita a criação musical. O compositor alemão chegou a contemplar o suicídio quando soube que estava ficando surdo aos 28 anos, mas desistiu da idéia e acabou compondo algumas de suas maiores obras sem escutar, apenas sentindo as vibrações do piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário