CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Prêmio ARede 2010

ARede
18/11/2010

17 prêmios para iniciativas que usam a tecnologia para promover a inclusão digital.

da Redação
Cerca de 300 pessoas passaram ontem pela cerimômia de entrega do Prêmio ARede 2010, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. Não era um público homogêneo. Havia representantes de empresas de telecomunicações e tecnologia da informação, representantes de governos, empresas e organizações não-governamentais premiadas. Havia ativistas da cultura digital e da inclusão digital, parlamentares, militantes de movimentos e partidos. O que essas pessoas têm em comum é o trabalho insistente para, com o uso das tecnologias da informação e da comunicação, ampliar o acesso da população brasileira à informação e à educação.
Por isso, quando o tenor Jean William, com o Quinteto Bachiana, cantou a música "My way" -- do meu jeito -- o que se ouvia, na verdade, era um elogio às pessoas e instituições que, cada uma do seu jeito, realizam trabalhos de inclusão. Todos ficaram emocionados. Principalmente porque o próprio Jean William, filho de um bóia-fria e de uma lavadeira, está se tornando cantor graças ao trabalho da Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins. Uma organização que, mesmo sem se envolver com tecnologia, faz o mesmo que os ganhadores do Prêmio ARede 2010. Por meio do conhecimento, procura dar às pessoas as ferramentas para se incluir, como protagonistas, na sociedade.
A bela voz de Jean William, as cordas do Quinteto Bachiana e o piano de João Carlos Martins -- que tocaram no encerramento da cerimônia -- foram responsáveis por um dos momentos emocionantes da noite. Elecy Melo, filha de dona Neusa Avelino, foi responsável por outro. Ela foi receber a homenagem à sua mãe, militante dos movimentos sociais da Zona Leste de São Paulo, falecida em setembro. ARede homenageou dona Neusa por sua luta para dar, aos moradores da Zona Leste, acesso a serviços públicos de saúde, educação, transporte. E à sociedade da informação, por meio do Telecentro Dom Angélico Sândalo, em Ermelino Matarazzo. Dona Neusa foi responsável pela implantação do telecentro em seu bairro, em 2003, quando a prefeitura de São Paulo implantou seu programa de telecentros em parceria com entidades da sociedade civil. "Minha mãe era uma guerreira e faz uma falta enorme", disse Elecy. "Mas ficaram outras guerreiras aqui, para continuar o trabalho dela"
Projetos da Bahia foram premiados em três categorias: o Onda Digital, do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, recebeu o Prêmio Especial Educação. O Onda Digital é um programa de extensão universitária. A partir da academia, realiza iniciativas de formação em escolas públicas, espaços comunitários e na própria universidade. "Receber o Prêmio ARede 2010 é importante porque reforça a importância de inserir ações sociais dentro das universidades", explica Débora Abdala, coordenadora do Onda Digital.
Já o Instituto Araçá-Mirim, com o programa Juventude Incluída, usa a tecnologia para capacitar jovens da região da Chapada Diamantina a se inserir na cadeia produtiva do turismo. "A Chapada Diamantina não é só meio-ambiente, há comunidades que vivem lá também. E comunidades que não usam a possibilidade de comunicação para poder se educar ficam para trás", disse Marília Nascimento Pinto, presidente do Araçá-Mirim. Feliciano Monteiro, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, recebeu o prêmio de capacitação e formação, na modalidade setor público, concedido ao Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia.
Outro grande destaque da noite foi a presença do Instituto Oi Futuro em vários dos projetos premiados, em diferentes categorias. Os vencedores do Prêmio ARede 2010 foram escolhidos por quatro corpos de jurados, e o fato do Oi Futuro ter aparecido em várias iniciativas vencedoras reflete a seriedade de seu trabalho. A Oi Kabum!, escola de tecnologia e arte patrocinada pelo Oi Futuro, ganhou o prêmio na categoria de capacitação e formação, na modalidade setor privado. O Wiki Mapas, vencedor da categoria desenvolvimento tecnológico e inovação, na modalidade terceiro setor, também conta com o apoio do Oi Futuro.
A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo participa de dois projetos vencedores. É parceira da Secretaria de Gestão do governo do estado de São Paulo na Rede de Projetos, programa do Acessa SP vencedor na categoria de sustentabilidade e gestão, modalidade setor público. Profissionais da Escola do Futuro, como Hernani Dimantas, Drica Guzzi, Dani Matielo e Dalton Martins, formam voluntariamente, com Ricardo Kobashi, assessor técnico da Gestão da Qualidade da Imprensa Oficial do Estado, e vários outros ativistas, o Lixo Eletrônico.org, um portal de informações sobre lixo eletrônico. O Lixo Eletrônico foi vencedor na categoria desenvolvimento de conteúdo, na modalidade terceiro setor.
Cezar Alvarez, coordenador dos projetos de inclusão digital do governo federal, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano da Inclusão Digital, por sua participação na articulção dos projetos Computador para Todos, Um Computador por Aluno, Plano Nacional de Banda Larga e Telecentros.BR. Estavame presentes na cerimônia os deputados federais Paulo Teixeira (PT/SP) e Júlio Semeghini (PSDB/SP), participantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara; Kiki Mori, coordenadora executiva do telecentros.BR; Roberto Pinto Martins, secretário das telecomunicações do Ministério das Comunicações.
Veja abaixo a lista completa dos vencedores do Prêmio ARede 2010. Nos próximos dias, colocamos no ar a edição de novembro da revista ARede, com matérias sobre todos os projetos.
Prêmio ARede 2010
Prêmio Especial Educação
Programa Onda Digital – Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia
Modalidade Setor Público
Categoria Capacitação e formação
Programa de Inclusão Sociodigital da Bahia – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia
Categoria Desenvolvimento de Conteúdo
Portal do Professor – Secretaria de Educação a Distância, Ministério da Educação
Categoria Desenvolvimento tecnológico e inovação
Projetor Proinfo – Ministério da Educação
Categoria Serviços de governo eletrônico
Porto Web - a internet social de Porto Alegre – Procempa
Categoria Sustentabilidade e gestão
Rede de Projetos do Prgrama Acessa São Paulo – Secretaria de Gestão do Estado de São Paulo

Modalidade Setor Privado
Categoria Acessibilidade
Alfa - Solução de apoio à leitura e à fixação do alfabeto – Fundação CPqD
Categoria Capacitação e formação
Oi Kabum! – Oi Futuro
Categoria Desenvolvimento de Conteúdo
Congresso Internacional EducaRede Online – Fundação Telefônica
Categoria Desenvolvimento tecnológico e inovação
Ninui - Plataforma gratuita de comércio eletrônico – Ninui Informação na internet e comércio
Categoria Serviços ao usuário
Futuratec – Canal Futura

Modalidade Terceiro Setor
Categoria Acessibilidade
Telelibras – Vez da Voz
Categoria Capacitação e formação
PDG.org - Programa de Desenvolvimento em Gestão para organizações do terceiro setor – Instituto Hartmann Regueira
Categoria Desenvolvimento de Conteúdo
Lixoeletrônico.org – Weblab.tk
Categoria Desenvolvimento tecnológico e inovação
WikiMapa – Programa Rede Jovem - Solidaritas
Categoria Serviços ao usuário
Comunidade Segura – Viva Rio
Categoria Sustentabilidade e gestão
Juventude Incluída – Instituto Araçá-Mirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário